top of page
Buscar

Produção da uva vem ganhando força no noroeste gaúcho

  • turismonoroestegau2
  • 6 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualmente a região noroeste tem despertado para a produção de uvas e principalmente vinhos. Tem crescido o numero de empreendimentos investindo na cultura, com vinícolas já em atividade nos municípios de Três de Maio, Crissiumal, Sede Nova, Tuparendi e Santa Rosa.


Seja o vinho colonial ao especial e fino, o setor e muito importante para o desenvolvimento do turismo regional. Inclusive produtores da região Noroeste e Missões já se uniram para criar um selo de Indicação de Procedência (IP), o terroir Nomi. O grupo inicial é composto por oito vinícolas especializadas na produção de vinhos finos a partir de uvas selecionadas, buscando atrair um nicho que valoriza a experiência completa, incluindo hospedagem e passeios pelos vinhedos.


Alem disso a região tem uma particularidade: devido ao clima, a safra da uva inicia antes da região da serra gaúcha, o que tem como vantagem melhor valorização da fruta na comercialização


Agora no mês de agosto os produtores de uva iniciam a poda. E o período ideal, por ser o final do inverno. Nessa época, as plantas ainda estão dormentes, porém, já se preparando para brotar em breve, e a poda ajuda nesse processo.


Na foto parreiral no Sitio Lermen no município de Boa Vista do Buricá que a cada ano aumenta um pouco a produção de uvas, visando a comercialização da fruta inatura. No período de colheita a propriedade recebe os visitantes para realizarem a colheita da uva

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2024 por Vanderlei Lermen. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page