Festa dos navegantes movimenta os municipios da região Noroeste
- turismonoroestegau2
- 31 de jan.
- 4 min de leitura
O primeiro final de semana de fevereiro será marcado pelas festividades em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes na região, nos municípios da costa do Rio Uruguai. Na região a tradição da festa iniciou no município de Porto Mauá, com a primeira celebração no ano de 1931.
Confira a programação das festas nos municipios
PORTO MAUÁAcontece no próximo domingo, dia 2 de fevereiro a 94ª edição da Festa dos Navegantes de Porto Mauá, um dos maiores e mais tradicionais eventos da região. Confira abaixo a programação completa da festa:
06:00h – Alvorada Festiva07:00h – Café com mondongo, vinho e pão.08:00h – Procissão com imagem de Nossa Senhora saindo da capela até o local da festa09:00h – Missa festiva12:00 – Almoço a base de churrasco de gado, galeto, porco e salsichão e acompanhamentos14h30h – Reunião dançante com a banda Tom Brasil17:30h – Sorteio da ação entre amigos19:00h – Baile com a banda Destaque Nacional
PORTO XAVIER
A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, acontece no dia 2 de fevereiro.
A festividade inicia com a tradicional procissão fluvial, seguida de missa e momentos de confraternização no Salão Paroquial Católico.
09:30 – Procissão fluvial, conduzindo a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelas águas
10:30 – Missa na Igreja Matriz, reunindo fiéis para as celebrações religiosas
12:00 – Almoço comunitário, promovendo a confraternização entre os participantes
13:30 – Sorteio da rifa, com diversos prêmios para os participantes
Logo após – Festejos animados pelos grupos Porto Musical e Garotos do Fandango
PORTO LUCENA
A celebração, que atrai fiéis e visitantes da região, acontecerá no dia 2 de fevereiro, com uma programação especial que une fé e confraternização.
Programação:
Chegada da Imagem pelo Rio Uruguai: O evento começa com a emocionante chegada da imagem da padroeira, um momento de fé e devoção que marca a tradição local.
Missa campal: A celebração religiosa será realizada no local do antigo pavilhão.
Almoço festivo: Após a missa, será servido um almoço no salão do Clube Amor à Vida, seguido de uma animada festa.
Atrações musicais: A animação ficará por conta da Banda Embalo e do Show com Os Atuais, garantindo diversão para todas as idades.
PORTO BIGUÁ – ALECRIM
Em Porto Biguá, Alecrim a festa acontece dia 09 de fevereiro.
9:00 – procissão fluvial seguido de missa
12:00 – almoço
14:00 - Animação do Cia Musical
15:00 – Porto do Som
Como surgiu a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes?
No Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões litorâneas, próximas ao mar e também aos rios, o mês de fevereiro é marcado pela devoção e pelas festividades em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. Santuários, capelas e paróquias são dedicados a Mãe de Jesus sob o título de Senhora dos Navegantes. Mas, você sabe a origem e o sentido dessa devoção?
A história da devoção a Senhora dos Navegantes
A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes remonta à Idade Média, na época das Cruzadas, e está intimamente ligada ao título “Estrela do Mar”. Naquele tempo, os cruzados atravessavam o Mar Mediterrâneo rumo à Palestina para proteger os peregrinos e os lugares santos dos infiéis. Tendo em vista os perigos que enfrentariam, esses bravos homens invocavam a Santíssima Virgem Maria pelo nome de “Estrela do Mar”, pois, sob esse título, ela era conhecida como aquela que protegia os navegantes, mostrando-lhes sempre o melhor caminho e um porto seguro para a sua chegada.
Com o início das grandes navegações, por parte dos portugueses e espanhóis, e a descoberta de novas rotas comerciais e terras pelo mundo, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes cresceu ainda mais e chegou a terras cada vez mais longínquas. Sob esse título, a Santa Virgem é a padroeira dos navegantes e dos viajantes, e é também chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem.
A festa é especialmente celebrada em cidades litorâneas
A sua festa é celebrada no dia 2 de fevereiro. Especialmente nas cidades litorâneas, que têm muitos pescadores e se usa muito o transporte marítimo, a devoção a Virgem Maria sob este título é muito popular, atraindo milhares de peregrinos em suas festas.
A devoção a Nossa Senhora na região missioneira
Na região noroeste do Rio Grande do Sul a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes está associada ao rio Uruguai. Os primeiros colonos que aqui chegaram e se instalaram nas barrancas do rio dependiam do mesmo para o sustento diário. O mesmo também servia como principal canal de locomoção para outras regiões. Naquele tempo era comum o translado de grandes cargas de madeira através do rio Uruguai, por meio de balsas, muitas vezes improvisadas. Não tardou muito para os colonos e ribeirinhos construírem grutas e capelas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes. A devoção a Nossa Senhora surge em meio aos pedidos de proteção e bênção para aqueles que vivem e dependem do rio.
No ano de 1931 iniciou a primeira festividade organizada, dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes, na comunidade que hoje corresponde a sede do município de Porto Mauá. A festa dedica à Santa começou pequena e foi aumentando, tomando proporções nunca imaginadas. Hoje, mais de 90 anos depois a primeira festividade, chega a reunir mais de 5 mil pessoas.
Comments